preloader

Nuvem nativa: a maneira moderna de desenvolver software

Por mais de uma década, empresas de todos os setores passaram por uma metamorfose digital. Essa evolução é marcada por uma transição de soluções de software locais para tecnologia de computação baseada em nuvem.

Nuvem nativa: a maneira moderna de desenvolver software

Por mais de uma década, empresas de todos os setores passaram por uma metamorfose digital. Essa evolução é marcada por uma transição de soluções de software locais para tecnologia de computação baseada em nuvem.

Aproveitando os recursos de computação em nuvem, as empresas podem obter acesso a ativos escaláveis, aumentar o desempenho organizacional e otimizar a agilidade digital.

É um erro pensar em soluções de nuvem principalmente como aplicativos de software como serviço (SaaS). Embora essas tecnologias sejam um componente valioso da modernização dos negócios, elas são apenas a ponta do iceberg.

As empresas que criam seus próprios aplicativos nativos de nuvem podem realmente aproveitar o poder das tecnologias de nuvem discretas para oferecer vantagens competitivas duradouras. Como o próprio nome indica, os aplicativos nativos de nuvem são “nativos” do ambiente de computação em nuvem. Em outras palavras, o desenvolvimento de software nativo da nuvem envolve a criação de aplicativos em componentes otimizados para implantação na nuvem, em vez de um ambiente físico de computação.

O que é desenvolvimento nativo da nuvem?

Em termos simples, o desenvolvimento de software nativo em nuvem é o processo de criação de aplicativos usando princípios e recursos básicos de computação em nuvem. A arquitetura dos aplicativos nativos da nuvem é altamente escalável, responsiva e dinâmica.

Os aplicativos nativos da nuvem são projetados para serem implantados e executados em ambientes de computação em nuvem e, como tal, oferecem vários benefícios aos desenvolvedores. Algumas das vantagens de desenvolver aplicativos nativos da nuvem incluem:

  • Escalabilidade: os aplicativos nativos da nuvem podem facilmente (e geralmente automaticamente) aumentar ou diminuir para atender à demanda em constante mudança com níveis de desempenho consistentes, tornando-os adequados para aplicativos com padrões de uso flutuantes.

  • Alta disponibilidade: os aplicativos nativos da nuvem podem ser projetados para serem altamente disponíveis, o que significa que podem resistir a falhas e continuar a funcionar mesmo em caso de falha de hardware ou software.

  • Elasticidade e desenvolvimento ágil: o uso de microsserviços independentes isola os efeitos das mudanças, tornando mais fácil para os desenvolvedores iterar em seus produtos e responder às necessidades do cliente.

  • Eficiência de custo: ao aproveitar as economias de escala oferecidas pelos provedores de nuvem, as empresas podem reduzir seus custos de infraestrutura e investir na construção e melhoria de seus aplicativos.

  • Integração com serviços de nuvem: aplicativos nativos de nuvem podem se integrar facilmente a outros serviços baseados em nuvem, como bancos de dados, sistemas de mensagens e ferramentas analíticas, que podem simplificar o desenvolvimento e melhorar a funcionalidade do aplicativo.

No geral, a principal vantagem dos aplicativos nativos da nuvem é que eles são projetados para aproveitar ao máximo os recursos dos ambientes de computação em nuvem, o que pode ajudar os desenvolvedores a criar e implantar aplicativos com mais rapidez, eficiência e custos mais baixos.

Além disso, muitos aplicativos nativos de nuvem são “agnósticos em nuvem”, o que significa que podem ser executados em uma variedade de provedores de nuvem (hiperescaladores) ou funcionar em ambientes multinuvem. Grande parte do apelo do desenvolvimento de software nativo em nuvem reside na capacidade de produzir aplicativos adaptáveis e versáteis. Às vezes, os aplicativos podem se beneficiar de serviços que estão disponíveis apenas em determinados provedores de nuvem, o que corre o risco de “bloqueio de fornecedor”, portanto, vale a pena considerar cuidadosamente as compensações.

Por que as empresas modernas precisam de desenvolvimento nativo da nuvem?

Assim como os recursos de computação no local, o software criado com as práticas tradicionais de desenvolvimento de aplicativos está sujeito aos limites dessa tecnologia.

Como tal, eles não podem fornecer a qualidade de experiência que o público moderno espera.

Além disso, os aplicativos desenvolvidos em um ambiente antigo geralmente precisam de refatoração para tentar igualar o desempenho de alternativas nativas de nuvem quando o primeiro é introduzido em um ambiente de nuvem.

Ao aproveitar os serviços de desenvolvimento nativos da nuvem, as empresas modernas podem facilitar sua transformação digital em um horizonte de tempo mais rápido. Os processos nativos da nuvem permitem que as empresas atendam melhor seus clientes e ofereçam uma experiência de usuário sem atrito.

As principais empresas em praticamente todos os setores aproveitam o desenvolvimento nativo da nuvem. Aqueles que não o fizerem ficarão ainda mais para trás desses pioneiros e acharão difícil manter uma posição em seus respectivos mercados.

Adotar processos nativos da nuvem não é mais uma etapa opcional — tornou-se necessário para empresas que desejam prosperar no mercado digital.

Principais benefícios do desenvolvimento de software nativo da nuvem:

Sua empresa pode aproveitar os múltiplos benefícios de investir no desenvolvimento de software nativo da nuvem. Especificamente, sua organização pode:

1. Simplifique a experiência do usuário (UX)

Quando o objetivo do nativo da nuvem é desenvolver aplicativos que possam atender aos seus negócios enquanto se ajustam à velocidade das mudanças tecnológicas, o usuário final é sempre a prioridade.

Devido à maior velocidade de desenvolvimento e à capacidade de fazer alterações durante o processo de desenvolvimento, a nuvem nativa coloca o UX em primeiro lugar. Embora existam muitas maneiras de aprimorar o UX, investir no desenvolvimento nativo da nuvem é uma das abordagens mais eficazes.

2. Melhora a Estratégia de Desenvolvimento

Os aplicativos nativos da nuvem permitem que os desenvolvedores aproveitem duas metodologias centradas em UX essenciais: integração contínua (CI) e entrega contínua (CD).

A integração contínua é o processo de mesclar alterações de código usando automação.

Vários desenvolvedores podem mesclar alterações de código em um projeto centralizado para simplificar o desenvolvimento de aplicativos e gerar um produto coeso e totalmente funcional.

A entrega contínua trata de atualizações de software de aplicativos pós-lançamento. Em vez de enviar atualizações massivas ocasionalmente, o CD envolve a entrega de atualizações menores com mais frequência. Essa abordagem de ciclo curto melhora a entrega e o desempenho do software, ao mesmo tempo em que gera um super UX.

Além disso, os microsserviços podem ser mais fáceis de implementar com a automação de garantia de qualidade, que eleva os níveis alcançáveis de qualidade de código.

3. Proteger a continuidade dos negócios

Tornar os aplicativos dinâmicos e fáceis de usar uma parte central do seu modelo de negócios pode oferecer uma vantagem competitiva no mercado moderno. No entanto, se o seu aplicativo for desativado, as frustrações dos clientes aumentarão e, como resultado, sua marca poderá sofrer danos duradouros à reputação.

Como os aplicativos nativos da nuvem podem acessar recursos de nuvem autônomos e escaláveis, esses produtos têm muito menos probabilidade de sofrer interrupções prolongadas devido ao pico de utilização. Os desenvolvedores podem isolar e corrigir o problema mais rapidamente, bem como testar rapidamente as alterações quando um aplicativo nativo da nuvem passa por um tempo de inatividade, protegendo assim a continuidade dos negócios.

4. Atender às crescentes demandas por serviços

No mercado digitalizado, parece que as expectativas e demandas dos clientes estão em constante mudança. Infelizmente, pode ser difícil — se não impossível — mudar rapidamente usando os processos de desenvolvimento de aplicativos legados.

As arquiteturas nativas da nuvem podem dar à sua organização a agilidade necessária para responder a mudanças repentinas nas expectativas dos clientes. Por exemplo, você pode adicionar um novo recurso que permite que os clientes se comuniquem facilmente com sua marca. Você também pode atualizar frequentemente os recursos do seu aplicativo para melhorar o desempenho geral e permanecer relevante no mercado digital.

Quando as empresas devem mudar para a nuvem nativa?

A resposta curta é "ontem".

A longo prazo, o desenvolvimento de software nativo em nuvem supera as práticas tradicionais de desenvolvimento de aplicativos em todos os momentos. O desenvolvimento nativo da nuvem reduz o risco, tem escalabilidade mais ampla e permite que os desenvolvedores façam alterações mais rapidamente. Mais notavelmente, a velocidade de entrega está muito acima de uma das vantagens mais atraentes de mudar para uma abordagem nativa da nuvem.

Sem dúvida, sua organização está usando recursos de computação baseados em nuvem em pelo menos alguma capacidade. Você também pode concluir a transição modernizando seus processos de desenvolvimento nativos da nuvem. Isso capacitará sua empresa a recuperar uma vantagem competitiva em seu respectivo setor.

Ao mesmo tempo, deve-se considerar as desvantagens dos aplicativos em nuvem. Alguns aplicativos nativos de nuvem podem ser mais complexos do que os aplicativos tradicionais, devido à necessidade de integração com vários serviços baseados em nuvem e gerenciamento de sistemas distribuídos. Isso pode criar mais oportunidades para algo falhar.

Embora os aplicativos nativos da nuvem possam ser econômicos, eles também podem ser mais caros do que os aplicativos tradicionais em determinadas situações, especialmente se exigirem um grande número de recursos ou se tiverem altos padrões de uso.

O nexo entre o desenvolvimento nativo da nuvem e a modernização dos negócios

Os clientes de hoje querem a liberdade de interagir com as marcas em vários pontos de contato. Isso é válido independentemente de seu público-alvo consistir em consumidores individuais ou clientes business-to-business (B2B).

As empresas modernas atendem a essa expectativa do cliente, fornecendo a seus clientes acesso a aplicativos dinâmicos, intuitivos e fáceis de usar. Essas organizações podem expandir seu alcance no mercado digital, conectar-se a um público mais amplo, eliminar o atrito dos processos de compra e gerar mais receita, tudo isso fazendo a transição para o desenvolvimento nativo da nuvem.

As práticas convencionais de desenvolvimento de aplicativos monolíticos geralmente representam um obstáculo significativo para integrações em larga escala, transformação digital e esforços de modernização de negócios. Sua empresa não pode atingir suas metas de transformação digital sem adotar totalmente o ambiente de computação em nuvem e seus diversos recursos.

Examinando o impacto comercial do desenvolvimento de software nativo da nuvem

A noção de que o desenvolvimento de software nativo em nuvem é o novo padrão ouro não é apenas pura conjectura. Este fato é apoiado por numerosos estudos de caso e projetos de pesquisa, incluindo um resumo recente de impacto nos negócios da 451 Research.

No brief, a equipe da organização informou que:

  • 64% das empresas desenvolvem pelo menos metade de seus aplicativos usando tecnologia nativa da nuvem;

  • 49% das empresas adotaram parcial ou totalmente o Kubernetes;

  • 55% das empresas adotaram contêineres parcial ou totalmente.

Os analistas de pesquisa concluíram que o desenvolvimento de software nativo da nuvem foi além do processo de desenvolvimento e evoluiu para uma metodologia completa. Como tal, deve continuar ganhando força entre as marcas apaixonadas por atualizar a transformação digital.

E isso é apenas a visão geral mais básica. Os gerentes podem revisar o resumo do impacto nos negócios da 451 Research baixando o relatório.

Fonte: Fingent
Foto: canva.com